Caio Calado

Caio Calado

Chatbot Advocate & UX Designer

PALESTRA – 28/09 às 11h30

Precisamos falar de acessibilidade nos chatbots

Em 2017, nossa indústria ouviu falar muito sobre chatbots, especialmente porque foi considerado um tópico quente para a maioria das pessoas, em alguns casos “isso é tão Black Mirror …”, algumas pessoas disseram (eu também). Antes de chegar lá, ainda temos muito a aprender, principalmente quando se trata de acessibilidade.
Por exemplo: o que acontece quando uma pessoa cega tenta usar seu chatbot?
Considerando que a maioria dos softwares raramente são projetados com as necessidades das pessoas com deficiência em mente e os chatbots podem ser considerados um software, eu gostaria de compartilhar algumas descobertas que eu fiz ao realizar uma pesquisa de UX e testes de usabilidade – e o porquê devemos nos preocupar com esse problema.
Uma vez que estamos prestes a viver numa era exponencial, acredito que projetar produtos com falta de empatia, diversidade e principalmente pessoas podem contribuir para criar “wicked problems” muito em breve. É por conta disso que precisamos falar sobre essas coisas agora, não depois.

 

Mini Bio

Caio Calado, Chatbot Advocate & UX Designer. Como Chatbot Advocate na Take, ajuda a Take e seus clientes a criar experiências através de chatbots, sendo um deles considerado um case global pelo Facebook. Em seu tempo livre, também co-organiza e facilita ações para capacitar pessoas e empresas através de uma comunidade com 10.000+ pessoas interessadas em chatbots, inteligência artificial e interfaces conversacionais no Brasil: http://fb.com/botsbrasil

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