Bina, Bruna e Leo

Bina Scolari

Comunicação Estratégica no BB



Bruna Werlang

UX Researcher na Ilegra



Leo Queiroz

UX Designer no BB


PAINEL | 27/09 às 14h00 – ISC, AUDITÓRIO

UX Writing nos dispositivos móveis


MODERAÇÃO: ANDREI GURGEL


BINA – Como o UX Writing está influenciando a estratégia do App BB para Funcionários.
A palestra vai mostrar como as técnicas de UX Writing – auditoria de conteúdo, revisão de propósito, posicionamento, definição de estratégia de conteúdo – são essenciais para encontrar gaps de atuação, melhorar a experiência e criar uma conexão mais próxima com as pessoas.


BRUNA – UX Writing e Interfaces Conversacionais: passo a passo para a construção de um chatbot
Observamos a ascensão e a evolução do uso de chatbots, aliando inteligência artificial às estratégias das organizações para se relacionarem com seus públicos de uma forma integrada. Esse movimento vem se tornando relevante no que diz respeito às soluções bancárias, permitindo que a interação desse sistema (público-organização) seja mais intuitiva e que existam menos transações abandonadas. A iniciativa também auxilia no processo de desoneração no serviço de atendimento bancário. Com a oportunidade de trazer uma solução criativa para esse mercado, a ilegra (consultoria de inovação em que trabalho) teve o desafio de desenvolver um chatbot em 5 semanas para apresentar na feira de tecnologia bancária CIAB 2018.
Embora o assunto “chatbots” seja pauta de discussão e de estratégia de negócio, quando a proposta vêm à tona nos deparamos com uma questão: como projetar uma interface conversacional? Como UX Researcher, tive o desafio de participar desse projeto criando personas, fluxos e aplicando técnicas de UX Writing. Portanto, desejo compartilhar o passo a passo da metodologia que utilizei para o desenvolvimento da Ivy – um chatbot de linguagem lúdica que realiza investimentos e transferências.


LEO – UX Writing e a aplicação do Ciclo de UX no design para chatbots
O ciclo de UX é a representação do framework de design adotado na Diretoria de Tecnologia do BB. Projetado a partir de um processo que ganhou maturidade nos últimos anos, já foi usado para a resolução de problemas em várias áreas e desenvolvimento de soluções para os canais de relacionamento do BB, como App BB, Plataforma BB, APF, APJ, TAA, TCX e até para a CRBB. No entanto, o advento das interfaces conversacionais, principalmente os chatbots, trouxe desafios, pois tratam-se de plataformas diferentes das que já se havia experimentado até poucos anos atrás. A competência de UX Writing passa a se sobressair em relação às interações gráficas e visuais com as quais nossos designers já estavam acostumados a trabalhar. Nessa conversa, apresentaremos a forma como UX Writing está sendo assimilado e inserido dentro do processo de UX Design no BB, com sua aplicação em cases da curadoria de chatbots e das técnicas, documentos e ferramentas já disponíveis para que esse trabalho evolua.


Mini Bio – Bina Scolari

Bina é jornalista, mãe de 3 iluminados. Gosta de texto, de gente e de fazer curta metragem no stories do instagram. Entrou nessa jornada de ser UX Writer há pouco tempo mas já tá curtindo.

 

Mini Bio – Bruna Werlang

A paixão da Bruna é entender o comportamento do consumidor e do usuário e, a partir disso, gerar soluções criativas e inovadoras. Através de análises da experiência do usuário (jornadas e interfaces), já participou de projetos para clientes como Bradesco, FCA Group, Assaí Atacadista e Elo. Tem experiência com UX Writing e desenvolvimento de interfaces conversacionais, desde a concepção de persona e fluxo até a validação com usuários. A estratégia de negócio só é inteligente se tem uma premissa que considera fundamental: pessoas em primeiro lugar.

 

Mini Bio – Leo Queiroz

Leonardo trabalha no BB há 15 anos. É designer de produtos, com especialização em design digital e estratégico. Ultimamente tem conversado bastante com robôs, mas gosta mais de pessoas.

back to top